Segurança de crianças em casa

Crianças são curiosas e não têm noção de perigo. Segundo a ONG Criança Segura Safe Kids Brasil, cerca de 90% dos acidentes ou lesões não intencionais, ocorridos com crianças de até 14 anos, poderiam ser evitadas com medidas de prevenção aplicadas na estrutura do lar. Isso significa que pais e responsáveis precisam fazer a sua parte, providenciando as adaptações necessárias na casa e na rotina da família.

“Os cuidados fazem a diferença”, afirma Alessandra Françoia, jornalista e coordenadora Nacional da ONG. Uma sugestão geral é manter os telefones de emergência, como SAMU (192) e Corpo de Bombeiros (193), sempre à mão. Veja agora, quais os pontos de maior vulnerabilidade e as soluções que ajudam a deixar a casa segura para crianças.

Banheiro

Quando a criança é pequena, o peso da cabeça é proporcionalmente maior do que o corpo, podendo influenciar no equilíbrio. O ideal é que elas não fiquem sozinhas. “Deixar a criança na banheira para pegar uma toalha ou atender o telefone pode ser perigoso, assim como deixá-la se debruçar no vaso sanitário. Ela pode cair e não conseguir sair devido ao peso da cabeça. Cerca de 10 segundos são suficientes para que a criança fique submersa, e em 2 minutos ela pode perder a consciência”, alerta a profissional.

Soluções

- Lacres de privada são fáceis de instalar e impedem que a criança tenha acesso ao vaso sanitário.
- Tapetes antiderrapantes no fundo da banheira ajudam a diminuir os riscos de queda.

Cozinha

A cozinha é um ambiente perigoso para crianças que já caminham. Se ela tiver acesso ao ambiente, eventualmente, certifique-se de que panelas e utensílios com ponta ou fio, como facas e tesouras, sejam mantidos fora do alcance dos pequenos. Os sacos plásticos também oferecem risco de morte por sufocação.

Soluções

- Ao cozinhar, utilize as bocas de trás do fogão e certifique-se de que os cabos das panelas estejam virados para dentro, de forma que os pequenos não os alcancem.
- Os puxa-sacos podem parecer peças decorativas, mas, em casa com crianças, sua presença é essencial. Os sacos plásticos de supermercado são perigosos, pois podem facilmente sufocar as crianças. É fundamental mantê-los fora do alcance delas.

Salas e áreas comuns

As toalhas compridas na mesa de jantar estão proibidas. Elas são mais um risco, principalmente para crianças que ainda se apoiam em tudo para melhorar o equilíbrio. “Ao puxar a toalha, elas podem derrubar tudo o que estiver em cima dela, como líquidos, alimentos quentes, copos de vidro, talheres e louças, que, ao cair por cima dos pequenos, podem causar ferimentos graves”, explica Françoia. Além disso, vãos em sacadas e escadas podem representar risco de vida e precisam ser isolados. Segundo os dados da ONG, cerca de 40 crianças morrem por ano no Brasil, em decorrência de queda de janela.

Soluções

- Prefira toalhas curtas ou jogos americanos.
- Coloque antiderrapante nos tapetes ou retire-os temporariamente.
- Use portões de segurança no topo e na base das escadas. Caso a escada seja aberta, instale redes ao longo dela.
- Para garantir mais tranquilidade, instale grades ou redes de proteção em janelas, sacadas e mezaninos.
- Substitua fios elétricos desencapados e proteja tomadas com tampas apropriadas ou, simplesmente, esconda-as posicionando móveis de forma que a criança não tenha acesso.
- Cortinas ou persianas com cordas podem trazer o risco de estrangulamento. Prefira modelos com panos grossos e pesados que são mais difíceis para a criança manusear.
- Evite posicionar camas e qualquer outro móvel perto da janela, pois eles podem ser usados para escalar.

Lavanderia ou área de serviço

Esse espaço da casa está entre os que exigem maior atenção. Para crianças pequenas, até mesmo baldes com apenas 2,5 cm de água podem trazer riscos de afogamento. Produtos de limpeza, por serem coloridos, na maioria das vezes, são confundidos com brinquedos ou produtos para consumo, como suco ou refrigerante, e os pequenos tendem a não resistir à tentação de experimentá-los.

Soluções

- Mantenha os baldes sempre vazios, guarde-os virados para baixo e longe do alcance das crianças.
- Tenha um armário fechado, onde os produtos de limpeza devem ser guardados em lugares altos ou trancados. Além disso, mantenha-os em seus recipientes originais, para não confundir as crianças.