Confira dicas de segurança nas praias

Nos períodos de calor e férias, o número de pessoas que vão às praias cresce consideravelmente. Para ter um dia tranquilo e levar a família para se divertir são necessários alguns cuidados. Quem dá todas as dicas é o capitão Márcio Caldas, subcomandante do 4ª Grupamento Marítimo de Aracaju.

A primeira medida para garantir a tranquilidade é observar a presença de guarda-vidas e as condições do local. “A pessoa deve verificar se tem um guarda-vidas no local para saber se ali é seguro. Caso não haja, cautelosamente, a pessoa pode entrar na água e verificar se o mar tem uma variação muito grande de profundidade. Se estiver tudo bem, as crianças podem ficar próximas dessa área, mas nunca perdidas de vista, pois há o risco de se distanciarem da família ou entrarem na água e se afogar”, explica o capitão.

Ainda de acordo com o Capitão Caldas, alguns fatores indicam se o mar está perigoso. “Aquele local onde as ondas não quebram, que as pessoas costumam chamar de piscina, é propício a afogamentos, pois tem profundidade. Quando as ondas quebram e tem aquele espuma branca significa que o local está raso. As pessoas têm que se atentar a isso e também observar a presença de placas de perigo”, detalha.

Também não é recomendado entrar no mar após consumir bebidas alcoolicas e alimentos, pois a pessoa pode ter um mal estar e se afogar. Se entrar, a água não deve ultrapassar a altura da cintura, porque se houver uma corrente de retorno, a pessoa pode não ter forças para se equilibrar.

Correntes
O capitão Caldas explica que existem dois tipos de correntes na praia. As correntes de retorno que levam a pessoa para o alto mar e as correntes paralelas (valões), que levam o banhista até a corrente de retorno.

A orientação para o banhista é nunca nadar contra a correnteza, e sim na diagonal em direção a areia. Há também a opção de esperar a corrente de retorno cessar e nadar de forma perpendicular a ela, quando fica mais fácil nadar até a praia.

Embarcações
Em qualquer embarcação, os passageiros devem pedir orientações sobre colocar o colete salva vidas. O ideal é já vestir o colete assim que entrar na embarcação. Nas áreas com moto náuticas, a pessoa também deve se informar quanto ao melhor local para banho, que deve ser longe das embarcações e das correntezas.

Acidentes com animais marinhos
Em casos de acidentes com caravelas e águas-vivas, deve-se evitar retirar os tentáculos do animal da pele. “Retirar os tentáculos pode quebrar a estrutura frágil das caravela e águas-vivas e aumentar a área lesionada, liberando mais toxinas e provocando maior ardência e urticária”, explica o Capitão Caldas.

Até a chegada do socorro médico, a pessoa deve usar vinagre e água salgada. “Esta é a melhor forma de diminuir a dor até chegar ao ambiente hospitalar para a retirada correta dos tentáculos. Nunca use água doce, pois ela acaba liberando mais toxinas e lesionando a pele”, alerta.