10 mandamentos da Segurança Pessoal

1. Evite caminhar sozinho à noite

Procure caminhar com outras pessoas à noite. Se estiver sozinho, caminhe em áreas bem iluminadas ou pegue um táxi, mesmo se precisar percorrer uma curta distância.

2. Proteja sua bolsa ou mala

Carregue sua bolsa ou mala de modo seguro do lado próximo à rua, para reduzir o risco de arrancarem sua bolsa. Certifique-se de que sua bolsa esteja completamente fechada e não facilmente acessível.

3. Tenha cuidado ao usar caixas automáticos

Esteja atento ao retirar dinheiro e não conte o dinheiro na frente de outras pessoas. Tenha cuidado ao usar caixas automáticos em áreas isoladas ou locais escuros.

4. Esteja atento à vizinhança

Esteja alerta e consciente sobre o que está acontecendo à sua volta. O uso de fones de ouvido ou escrever/conversar em seu celular pode reduzir sua atenção e pode torná-lo mais vulnerável a crimes pessoais.

5. Seja confiante e decidido

Caminhar com confiança, usar uma forte linguagem corporal e fazer contato visual com os outros irá reduzir o risco de se tornar um alvo.

6. Áreas isoladas são um risco

Tente ficar em áreas movimentadas com muita atividade, caso esteja se exercitando ou apenas em suas atividades normais, especialmente à noite.

7. Não carregue grandes somas de dinheiro.

Nunca carregue mais dinheiro do que precisa.

8. Mantenha sua bolsa ou carteira seguras

Mantenha sempre sua bolsa ou carteira em local seguro próximo ao corpo, como em um cinto para colocar dinheiro ou em um bolso inacessível.

9. O consumo de álcool pode ser um risco

O consumo excessivo de álcool pode ocasionar um aumento do risco em caso de perigo. Ao sair dos locais, seja cuidadoso nas calçadas e ruas e fique atento às outras pessoas.

10. Leve seu telefone celular ou um cartão de telefone com você.

Quando estiver passeando, correndo ou se exercitando, leve sempre com você seu telefone celular ou um cartão de telefone para os casos de acidente.