Vai viajar no feriado de Páscoa?

No próximo feriado, dia 25 de março, a expectativa é que milhares de pessoas peguem a estrada para reencontrar a família ou conhecer novas paisagens. Nas viagens de carro, os cuidados devem ser ainda maiores para que a viagem seja segura e tranquila. Confira dicas para se preparar antecipadamente:

Revisão do carro

A revisão completa do automóvel é essencial, independentemente do percurso. Todos os componentes elétricos e mecânicos merecem atenção, desde o nível dos fluidos até o motor, o câmbio e os freios. É preferível levar o carro a um especialista para a revisão, pois o custo vale a pena.

Caso os pneus apresentem algum desgaste, é preferível comprar novos e fazer a troca. O estepe também deve estar em boas condições e calibrado. Vale notar que os pneus carecas não oferecem sustentação suficiente para o carro, o que pode levar a um deslizamento. Por isso, é tão importante que eles estejam em bom estado. Aproveite também para alinhar e balancear as rodas.

Mesmo que não vá dirigir de noite, observe se os faróis e a sinalização externa estão funcionando. Até porque é aconselhável dirigir na estrada com eles ligados. Ar-condicionado, desembaçadores e para-brisas precisam estar perfeitos para garantir a visibilidade caso chova.

Bagagem

Prefira levar apenas o que irá usar na viagem, pois o excesso de bagagem pode prejudicar a dirigibilidade. Além das malas, prepare um kit com tudo que você pode precisar durante a viagem. É sempre recomendável levar uma garrafa de água, lanches leves para os passageiros e um kit com itens importantes, como macaco e triângulo de sinalização.

Atenção na estrada

No dia anterior à viagem, durma o máximo que puder e se mantenha relaxado. Quando estiver na estrada, dirija com os faróis ligados, pois isso reduz o risco de acidentes. Caso haja neblina, prefira usar os faróis próprios para esta situação e nunca luz alta.

Se sentir cansaço ou se a viagem for longa, planeje algumas paradas para fazer alongamentos. Se isso não resolver, faça uma pausa para dormir. É melhor atrasar um pouco a chegada do que correr riscos na viagem.

Mantenha os olhos na estrada e uma distância segura em relação ao carro da frente. Como as velocidades são mais altas nessas vias, a distância mantida é ainda mais importante. Se um caminhão estiver próximo da sua traseira, dê passagem.