Viaje sozinha e com segurança

Viajar sozinha pode ser uma ideia assustadora para muitas mulheres, mas a verdade é que não há nada mais libertador. Nada melhor que acordar e ter o dia livre para fazer o seu roteiro, no seu ritmo e na sua própria companhia (ou na companhia de pessoas superlegais que você conheceu durante a viagem).

Esse é o sonho de muitas mulheres independentes ou que desejam ter maior independência e ele é, sim, possível de se realizar. Bastam uma dose de “jogue-se no mundo” e planejamento/preparo para evitar, ao máximo, situações que podem ser estressantes.

Pensando nisso, aqui vão 3 dicas de segurança para você que pensa em viajar sozinha mundo afora:

Não relaxe demais
Pode parecer contraditório que, em uma viagem a passeio, você não deva relaxar totalmente, mas esse autocontrole é essencial se você pretende voltar para casa apenas com boas histórias para contar.O que acontece em muitos dos casos relatados por viajantes que passaram por situações desagradáveis é que o alerta constante, comum no nosso dia a dia, é inocentemente esquecido longe de casa. Por isso, cuide bem da sua bagagem e dos seus documentos. Também evite bebida alcoólica em excesso, afinal sua melhor amiga não estará lá para acudir você no caso de um porre daqueles.

Pesquise bem onde ficar hospedada
Não importa onde vai ficar hospedada (hotel, hostel, casa de família...), sempre pesquise o máximo de informações sobre a segurança da região. Se for ficar na casa ou no apartamento de alguém que conheceu pelo Couchsurfing, rede social de compartilhamento de hospedagem sem custo, entre em contato com a pessoa quantas vezes sentir necessidade até que sinta confiança nela. Também busque o nome dela no Google, no Facebook e em outras redes sociais. Prefira residência de família, de casal ou de mulheres. Hostels são uma ótima opção para mulheres que viajam sozinhas. Ao contrário do que muitos pensam, são ambientes seguros, com pessoas que têm o mesmo objetivo: curtir a viagem de maneira descontraída, segura e sem gastar uma fortuna. Ótimas amizades podem começar em hostels desde que você esteja aberta a isso. Se não se sente confortável dormindo em um quarto com outros homens, opte pelos quartos só de mulheres.

Não dê na cara
Você não tem ideia de qual direção seguir para chegar ao seu próximo destino? Não vai querer dar na cara que isso está acontecendo, não é mesmo? Uma turista inocente e perdida é um alvo muito fácil. Se você não sabe mais onde está, nada de pegar aquele mapa que só turista usa ou o celular, para recorrer ao Google Maps, no meio da rua. Entre em algum estabelecimento comercial (seja uma lojinha de souvenirs, seja o mercado da esquina) e então faça isso. Caso não haja um estabelecimento comercial por perto, sente-se em algum local próximo (uma escada, um banco...), como quem só está descansando um pouco, e disfarçadamente se localize para retomar seu roteiro. Você também não vai querer chamar a atenção por desrespeitar costumes locais, não é? Então, antes de viajar, informe-se sobre os hábitos do lugar de destino e desfrute a experiência de viver a cultura local, sem micos.

Viajar sozinha não precisa ser um grande receio ou um sonho distante. Aproveite essas três dicas de segurança e jogue-se no mundo.