Vantagens da segurança condominial

As tecnologias de segurança condominial estão surgindo com bastante força no mercado. Mas por que os síndicos e administradoras devem estar sempre de olho nisso? Justamente porque elas estão sendo desenvolvidas para combater o aumento de eventos maliciosos, garantir a proteção, comodidade dos moradores e reduzir gastos condominiais. Os benefícios podem gerar melhorias significativas para todos.

 

Para reforçar os benefícios das tecnologias de segurança condominial, algumas reportagens nacionais mostram claramente um sinal de alerta vermelho. Em maio de 2018, um incêndio estampou as manchetes dos jornais, um prédio no centro de São Paulo, com mais de 20 andares, havia desabado após pegar fogo. Na ocasião, o edifício estava sendo ocupado por mais de 150 pessoas, com situações que fugiam das boas práticas e da regulamentação. A causa, de acordo com a Segurança Pública do Estado de São Paulo, foi um curto-circuito.

 

A sobrecarga na corrente elétrica e os incêndios não acontecem apenas em casos isolados, como uma ocupação em um prédio em más condições. Um levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade apontou que, apenas em 2017, aconteceram mais de 400 incêndios por curtos-circuitos.

 

Outro motivo bastante discutido são as invasões, roubos e assaltos. Em 2018, dois homens invadiram um condomínio de Cuiabá, abordaram os moradores e roubaram de um empresário uma mala que continha R$ 344 mil. Ele contou que o veículo dos assaltantes travou o dele, impedindo qualquer tentativa de saída. Segundo o morador, ficou evidente que sabiam que o dinheiro estava ali. O que reforça o argumento de que os ladrões sabem quais são as rotinas dos moradores e fazem rondas para identificar pontos críticos e oportunidades de ação.

 

Segurança condominial: benefícios das novas tecnologias
É importante pensar além de um único equipamento e procurar os benefícios de uma solução completa. Quanto mais se conhece sobre o assunto, o síndico e a administradora conseguem visualizar as combinações que melhor se encaixam como solução ideal para o prédio.

 

Redução de custos com manutenção da qualidade e da segurança
Exemplificando, podemos definir que o principal objetivo de um condomínio é reduzir os custos com a segurança, mas manter a qualidade. Considerando isso, um conjunto de 50 apartamentos com uma portaria humana que funciona 24 horas em todos os dias da semana e gasta cerca de R$ 20 mil, pode começar a analisar um sistema integrado de tecnologia de controle de acesso. Com isso, será capaz de diminuir até 70% dos gastos.

 

Controle automatizado de acesso via software
O impacto das soluções na segurança condominial está bastante associada com “processos tradicionais” que podem ser otimizados com tecnologia específica. Até hoje, determinados locais controlam o acesso a partir de anotações em um caderninho ou folha de entrada. Um sistema próprio oferecerá relatório de chegada e saída via software. Se houver algum sinistro, poderá, inclusive, verificar quem liberou o acesso para um intruso.

 

Tecnologia alia segurança condominial à comodidade
Há benefícios que aliam comodidade com segurança condominial, como soluções que tratam da automação de ambientes. Quer exemplos de como isso traz vantagens? Na entrada do condomínio, basta o morador aproximar o chaveiro de proximidade (RFID) do porteiro eletrônico para ter acesso rápido e seguro. No caso dos carros, isso também é possível com um adesivo de proximidade usando a mesma tecnologia. Quando o veículo estiver a menos de 6 metros, o portão da garagem abrirá sozinho. O síndico, com isso, saberá quem entrou a partir da ocorrência registrada com data, hora, fotos e qual morador acessou os dispositivos via software.

 

Conhecer as tecnologias de segurança como automação, prevenção de sinistros e controle de eventos podem munir o síndico e a administradora de embasamento para tomar decisões e medidas para aumentar a proteção, reduzir custos, além de ajudar na organização do condomínio.

 

É o que ocorre com a prevenção e a detecção de incêndio a partir da captação de determinados sinais, com as câmeras de elevador que permitem saber se há uma pane ou travamento e em qual andar está parado, com a detecção facial por câmeras, com os sistemas inteligentes de CFTV que auxiliam na gestão do síndico, etc.

 

Quais condomínios podem investir em segurança condominial?
Todos os condomínios podem e devem investir em segurança condominial. Mesmo que se trate de uma construção antiga ou que o projeto não suporte a passagem de mais cabos, existem soluções que atendem a essas situações.

 

Se decidir investir em CFTV (circuito fechado de televisão), até os prédios antigos conseguem alcançar ótimos resultados a partir da utilização de rádios outdoor. São equipamentos de comunicação sem fio para câmeras com tecnologia IP.

 

Dessa forma, é possível fazer ligações que não necessitam da passagem de cabos nem a quebra de paredes e pisos. As câmeras podem ser interligadas via conexão sem fio. Essa solução vale também para cenários onde os equipamentos precisam ser alocados em uma distância maior, até mesmo fora do perímetro do condomínio, a fim de monitorar zonas de risco.

 

É comum encontrarmos edifícios com sistemas de detecção e alarme de incêndio antigos e sem manutenção adequada, o que pode gerar graves consequências. Um trágico exemplo de perdas inestimáveis para a sociedade foi o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, ocorrido em setembro de 2018.

 

É possível investir na troca de sistemas de alarme de incêndio por outros mais confiáveis e modernos que garantem seu perfeito funcionamento, cumprindo sua principal função que é proteger vidas e o patrimônio. Um exemplo são as centrais de incêndio endereçáveis, que acusam com precisão o local de um eventual sinistro. Além disso, permitem uma interação com toda interfonia do edifício, caso o alarme seja acionado, facilitando assim a saída rápida das pessoas do edifício (evacuação).

Quanto a sistemas de controle de acesso, é possível atualizá-los e implementá-los em qualquer tipo de condomínio. Existem possibilidades de integração com sistemas de interfonia já instalados, com o objetivo de aumentar a segurança, pois auxiliam o síndico e os profissionais de portaria a restringir acessos indevidos. Além dessa vantagem, permitem registrar a rotina do condomínio. Para escolher a melhor solução, cabe ao síndico agendar a visita de um técnico especializado para avaliar qual a melhor forma de implementação.