Guia: aproveite o carnaval com segurança

1 – Cuidado no trânsito

Tudo certo com o carro?
Resolveu pegar a estrada para curtir o carnaval em outra cidade? Essa prática tão corriqueira requer do motorista alguns cuidados, tanto na preparação da viagem quanto no momento em que estiver rodando por aí.

O primeiro passo antes de ir viajar é submeter seu veículo a uma revisão mecânica e checagem dos pneus, incluindo estepe. Bem como conferência de todos os itens de segurança, como cintos e triângulo de sinalização. Estar em um carro em boas condições é fundamental para uma viagem segura.

Embora não sejam obrigatórios, é interessante ter no veículo um extintor de incêndio e um kit de primeiros socorros, sobretudo se o trecho a ser percorrido for longo ou deserto. Ter esses itens à mão pode ser fundamental em caso de algum acidente.

Confira os documentos!
Fique atento na documentação do veículo e do motorista! Tenha com você a Carteira Nacional de Habilitação válida e o licenciamento do veículo. Esses documentos são importantíssimos e a falta deles poderá causar sérios transtornos.

Se beber, não dirija
Já na estrada, tenha os cuidados básicos! Nunca é demais ressaltar: se beber, não dirija. Passe o volante para alguém que não ingeriu bebidas alcoólicas. Não submeta você, sua família ou amigos e outras pessoas a um risco desnecessário.

No período carnavalesco o álcool é o maior responsável pelos acidentes de trânsito, por isso, seja prudente e leve a sério essa recomendação. Isso vale também para o trânsito urbano!

2 – Ir de ônibus: uma alternativa

Em geral, as cidades que são tomadas pela folia durante o carnaval têm seu trânsito modificado para privilegiar a passagem de pedestres ou carros de som e trios elétricos. Circular de carro por essas cidades se torna um desafio, por causa da dificuldade em transitar e também a de encontrar vagas. Além da incerteza se seu veículo estará seguro sendo deixado naquele lugar.

Por isso, vale refletir: seu carro será mesmo necessário durante os dias de folia? Talvez a melhor opção para você e sua turma seja uma viagem de ônibus. Assim, vocês fazem a viagem de carnaval com segurança.

Apostar no deslocamento por ônibus acaba evitando possíveis transtornos tanto durante o trajeto quanto já no destino. Além disso, para quem gosta de antecipar a folia o ônibus garante a segurança da viagem.

3 – Cuidados com seus pertences

Muitas pessoas saem para o carnaval carregando a própria casa nas costas! Além de ser desnecessário, isso só aumenta a possibilidade de ter algum pertence furtado em meio ao festejo.

Tenha em mente que você está indo para um local com grande concentração de pessoas e o objetivo é unicamente a diversão. Sendo assim, leve somente o necessário para aquele momento. Se pretender fotografar a festa, prefira carregar apenas um equipamento, como um celular.

Invista em roupas leves e calçados confortáveis! Carregue um documento de identificação e uma quantidade de dinheiro que você considere necessária para aquele dia. Dê preferência a notas menores que facilitam o troco e, em caso de perda, reduzem o prejuízo. Levar um cartão de banco também pode ser útil para alguma emergência.

Onde levar?
Para transportar estes itens, evite bolsas ou carteiras de volume grande, pois são alvos fáceis. Evite também colocar o dinheiro no bolso de trás de calças e bermudas. Pode ser uma opção interessante apostar em uma doleira, em que pode ser guardado, inclusive, o seu celular.

Outra dica para curtir o carnaval com segurança é: ande sempre em grupo. Evite perambular sozinho pelas ruas durante o carnaval, principalmente à noite. Combine um ponto de encontro com seus amigos, para que, caso alguém se perca, todo o grupo saiba onde se reencontrar. Observe se existe policiamento na região e saiba como localizá-lo em caso de algum incidente.

Lembre-se sempre de que a recomendação válida para todo o ano é válida também para o carnaval: em caso de assalto, não reaja.

4 – Cuidados com sua saúde

Cuidado com os excessos!

O carnaval é um convite irresistível para cometer excessos! Mas vale a pena tomar alguns cuidados e não causar prejuízos para você nem para os demais.

A bebida alcoólica é um componente quase inseparável da folia do carnaval. Mas é importante conhecer seus limites: se perceber que já bebeu demais, o ideal é interromper o consumo.

Tenha boas noites de sono e mantenha uma alimentação saudável durante os dias de festa. Embora isso possa parecer impossível para alguns, com um pouco de organização é possível fazer boas refeições e ter horas de sono suficientes para recuperar o organismo.

Se hidrate!

Sempre consuma bastante água! Além de hidratar, o líquido ajuda a minimizar os efeitos do álcool durante e depois de seu consumo. Essa é uma ótima dica para evitar aquela ressaca no dia seguinte!

É importante ressaltar que, além do cuidado com o tanto que se bebe, devemos ter cuidado, também, com o que bebemos. Evite bebidas com as quais você não esteja acostumado, não beba nada oferecido por desconhecidos e jamais descuide de seu copo. Pessoas mal intencionadas podem aproveitar esse momento para colocar alguma substância em sua bebida e, posteriormente, transformá-lo em mais uma vítima de golpes.